domingo, 26 de outubro de 2014

                  Desafio da Ética na Avaliação 


Jussara Margareth Paula Loch inicia suas análises fazendo duas perguntas, são elas: 
como se manifesta a ética na educação? E é possível perceber essa intencionalidade nos 
praticas pedagógicas? 
Ao entendermos a educação como formação do humano como um acontecimento ético, supomos uma concepção da tarefa pedagógica e portanto da avaliação como radical novidade. Para nós, futuros professores, as respostas para estas perguntas servem de reflexão, são análises pertinentes com relação ao papel do professor, aprendizagem contínua, o autoconhecimento do professor e o processo de avaliação como a construção de cada um e do coletivo. Finalizando seu pensamento , Loch tece uma crítica bastante pertinente com relação a cultura de avaliação no Brasil, para ela mudaram-se as formas de se avaliar o aluno através de testes, provas, provões, mas são mudanças apenas periféricas e não radicais, seria um agir fabricada e manipulador, e o que observamos é um sistema avaliativo que na verdade busca a quantidade e não a qualidade do ensino no Brasil.
Percebemos também que todas as mudanças na prática pedagógica são movidas pelas mudanças na sociedade contemporânea que refletem na prática 
pedagógica aplicada em sala de aula. 
A prática pedagógica precisa ser dinâmica, devido as mudanças na relação entre professor e aluno, movidas pela modernidade que atinge o homem vivendo em sociedade que se refletem no “fazer” educação.

http://www.insite.pro.br/2013/janeiro/resenha_praticasavaliativas_areasdocurriculo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário